Pois bem, depois de longos 90 dias de pesquisa e mais 90 dias de aplicação das pesquisas, transformei pesquisa em produto de marketing para artístas músicos. (hoje compreendo que vai além de ser artista músico, também serve para as diversas formas de fazer a arte, dança, teatro, pintura, etc.)
Respondendo a pergunta do porque, ou qual a razão que limita um artista a não ter uma carreira bem sucedida, Alguns pontos que eu observo de perto, independente do nicho de mercado que ele atua.
- O Artista é um empreendedor - Entender que de fato todos, parecem conhecer que ser artista é ser um empreendedor, mas existe uma áurea do encantamento com a palavra empreendedor, esquecem que empreender é por a mão na massa, construir tijolo por tijolo, talvez isto seja uma carreira trabalhada e com solidez. Mas a palavra "empreender" tanto utilizada, apenas faz do vocabulário de palavras bonitas que as pessoas não vão a busca do que significa o literal. ( Estudar, fracassar, analisar, estudar, fazer). Como empreendedor, não se pode ficar esperando passivamente que as coisas aconteçam ou caiam do céu, a melhor arma de um artista está em sua criatividade, é claro que isso por si só nao é suficiente mas já basta para poder iniciar o processo de conhecimento de mercado.
- O Artista que não conhece mercado - Têm muitos artistas (posso dizer que 80% de minha pesquisa foi constatado isto.) que não sabe onde começa e onde termina o mercado de atuação, tanto nas ferramentas que são dispostos pelo governo, de forma privada, ou mesmo criar suas ferramentas através de suas observações pessoais. A grande maioria depende sempre de "alguém" que resolva o seu problema. Neste caso algumas vezes este mesmo "alguém" pode ser aquele que vai te tratar com uma carga grande de trabalho e você não ganhará nada. Em resumo: há uma parcela bem grande que prefere depender de outros, do que aprender como funciona e agir mais ativamente no aprendizado do mercado e em sua atuação!
- O Artista que acredita no poder de sua imagem - Imagem é um ativo que precisa ser trabalhado com consciência, a primeira delas é, que enquanto estiver no auge, é preciso ganhar e investir, porque dinheiro não dura pra sempre. Se não sabe investir, um bom começo é estudar como fazer. O Auge do artísta está em sua obra conhecida e sua maior realização quando ela é vendida, seja uma pintura, um comercial, um download da música, ou visualização do vídeo no youtube (monetização de youtube). Tudo isto não dura para sempre, e o erro é: uma hora ficará ultrapassado, terá que se reinventar mas sem conhecer o novo terreno. Por fim, acreditar que as pessoas não mudam o seu gosto é ignorar o óbvio, acreditar que quanto mais o artista aparecer, mais será lembrado...também é outro dos grandes erro... talvez o "pulo do gato" seja: Crie relacionamento com o público em todo lugar que for, em outras palavras: Estando no auge ou não, trabalhe seu público e nunca faltará trabalho pra você.
Leonardo Vieira Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário