Graciano Caseiro Entrevista Ana Martins


ANA MARTINS APAIXONADA PELAS DIVERSAS
FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA


ANA MARTINS é uma conceituada Artista Plástica, Brasileira, casada, nascida no Rio de Janeiro apaixonada pelas diversas formas de expressão artística, fez a Escola de Belas Artes – UFRJ.



Ana Martins diz que na sua arte ela encontra liberdade para demonstrar o seu desejo de um mundo melhor, mais simples, mais justo, mais livre, mais feliz.

E apesar de ter cursado na juventude a Escola de Belas Artes, a sua descoberta foi somente aos 40 anos que teve no início um trabalho tímido com a Pintura em Tela no Rio de Janeiro, e que essa arte se estendeu a outros estados e logo em seguida voou para diversos países através de empresas internacionais multiplicadoras de conteúdo artístico em todo o mundo.


DE ANA POR ANA MARTINS?
Artista Plástica, Brasileira, casada, nascida no Rio de Janeiro apaixonada pelas diversas formas de expressão artística, Cursei Escola de Belas Artes – UFRJ. Na arte encontro liberdade para demonstrar o meu desejo de um mundo melhor, mais simples, mais justo, mais livre, mais feliz.


O QUE VOCÊ JULGA SER MAIS IMPORTANTE NA SUA ARTE? QUE SONHOS SUA ARTE PODE REALIZAR NA SUA VIDA?
O mais importante para mim são as possibilidades que a arte permite,  a liberdade que experimento em contato com ela. A arte é surpreendente já realizou grandes sonhos me levou a lugares incríveis, minhas obras viajam por todo o mundo através da Novica Inc e National Geografic.

COMO UM ARTISTA, QUAL SUA MAIOR DIFICULDADE NA SUA TRAJETÓRIA CULTURAL?
Insegurança é a minha maior dificuldade, não conseguir  viver  exclusivamente da  minha arte com qualidade de vida, com as oscilações da moeda e dos governos  gerando crises intermináveis.

COMO VOCÊ ENXERGA SUA CARREIRA NO FUTURO?
Penso que hoje vivo um futuro que é resultado do meu ingênuo início, sem a menor ideia do tamanho e por onde a arte poderia me levar, até mesmo do que ela viria exigir. Podemos até ser muito pragmáticos e projetar o caminho que se precisa percorrer (risos), mas a arte é maior e toma as rédeas. Nesse caminho, nos cabe melhorar a cada dia e aceitar os desafios que certamente virão.


QUAL A ARTE QUE POSSA SER SUCESSO NUM FUTURO PRÓXIMO?
Toda arte vai ser sempre sucesso, ela viaja tranquila através do tempo, tempo esse que  traz avanços científicos, tecnológicos e suas afetações.  A arte se adapta e se adéqua a todo tipo de intervenção da atualidade, até mesmo os materiais que são o veículo da expressão artística, melhoram com os avanços, como por exemplo:  os pincéis, tintas, resinas, vernizes, madeiras, papéis, máquinas, aparelhos de som, palcos, imagens com dimensões. Entretanto, o artista em qualquer tempo, com sua criatividade e conhecimento encantará sempre.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM EMPRESÁRIO E ESCRITÓRIO NA CARREIRA DE UM ARTISTA?
O artista possui habilidades, porém entre elas nem sempre está o empreendedorismo, nesse caso o empresário é uma oportunidade de profissionalização e amadurecimento de uma comunicação macro, com objetivo de divulgar e alavancar a exposição/ vendas  para o publico alvo consumidor.

QUAL O FATO OU PESSOA QUE TEVE MAIS INFLUÊNCIA NA SUA ATIVIDADE?
A família foi sempre a grande incentivadora  e investidora, bem como a família Cristã que acreditou que eu pudesse usar a minha arte em seus projetos, daquele momento em diante pintar tornou-se parte de mim e Deus que me proporcionou um crescimento rico, assim em pouco tempo estava adquirindo minhas primeiras conquistas.

É DIFÍCIL SER ARTISTA NESTE PAÍS?
É difícil ser profissional no Brasil, não seria diferente no setor artístico. O mercado é muito inseguro, a arte e a cultura não são reconhecidos  como produtos de primeira necessidade para todos. Acredito que esse fato contribuiu para que a arte se tornasse necessariamente mais popular, o artista sai do seu estúdio, atelier ou do palco e vai para as ruas. Tanto os artistas, quanto os valores, estão mais acessíveis e próximos do consumidor. A crise tornou-se oportunidade para ambos.



QUAL É A PRINCIPAL 'MANCADA' NO BRASIL, EM SE TRATANDO DE INCENTIVO AO ARTISTA?
O artista quer ser visto, lido, escutado, sentido,  precisamos de espaço para que o produto seja conhecido, admirado, incomodado, comercializado, para tanto precisamos do apoio de um  governo comprometido em promover  educação e cultura, que o mesmo incentive as empresas privadas no patrocínio as diversas manifestações artísticas e culturais de modo que todos ganhem, o artista, a empresa e o público. 

CONTE UM POUCO SOBRE CARREIRA E ONDE DESEJA CHEGAR?
Apesar de ter cursado na juventude a Escola de Belas Artes, foi somente aos 40 anos que iniciei um trabalho tímido com a Pintura em Tela no Rio de Janeiro, que se estendeu a outros estados e logo em seguida voou para diversos países através de empresas internacionais multiplicadoras de conteúdo artístico em todo o mundo. Hoje uma de minhas filhas é Artista Plástica e suas obras também tem seu lugar no mundo, isso me faz muito Feliz. Você me pergunta: “Onde desejo chegar?” Não poderia responder, pois é a arte que tem me conduzido. Prefiro pensar “como vou chegar?” e diria: com a mente sempre aberta para o conhecimento, para experimentar mais, aceitar, superar cada desafio e crescer.



QUAL A IMPORTÂNCIA DE FAZER PARTE DESSE PORTAL TRAJETÓRIA CULTURAL?
O Portal divulga e nos dá oportunidade de fazer mais conhecido o nosso trabalho e conhecer tantas outras linguagens artísticas unificando-nos e fortalecendo-nos.  Por isso sou muito grata por fazer parte desse espaço com tão grandes artistas e grata a você meu amigo Graciano Caseiro, certa de que este Portal será mais um grande sucesso na sua trajetória.


PÁGINA OFICIAL REDE SOCIAL
https://www.facebook.com/ana.martins.790




Por Graciano Caseiro

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOP 5

Recente