GRACIANO CASEIRO ENTREVISTA LINCOLN PEREIRA


LINCOLN PEREIRA MESTRE SALA E COREÓGRAFO VISANDO ESTIMULAR A CONVIVÊNCIA SAUDÁVEL ATRAVÉS DOS EMBAIXADORES DA ALEGRIA



LINCOLN PEREIRA, Mestre Sala, Coreógrafo, Professor de Dança, ele é carioca, formado em letras, pós graduado em educação artística e sindicalizado pelo Associação dos profissionais de dança do RJ.



Lincoln Pereira fundou a Escola de Dança de Salão Lincoln Pereira em Campo Grande em 1995. E trouxe para a Zona Oeste Carioca o maior número de prêmios vindo das gafieiras tradicionais do Rio de Janeiro, entre elas extinta gafieira Global Estudantina Musical e a Gafieira Elite.

Um talento aonde representou com seus alunos em produções cinematográficas com o filme DESAFINADO e a minissérie AS CARIOCAS, e na novela SALVE JORGE de Gloria Perez. Dançou para homenagear a bailarina Ana Botafogo, e montou coreografia para homenagear Maria Bethânia, entre outros.



Em Campo Grande, o professor do núcleo de danças do Centro Esportivo Miécimo da Silva, Lincoln Pereira, é mestre sala da Escola de samba Embaixadores da Alegria.  A escola é a primeira do mundo  totalmente voltada para pessoas com deficiência e é composta por 1.800 integrantes, a maioria com deficiência. 

Ha 11 anos consecutivos, Lincoln Pereira é mestre sala da única escola de samba para deficientes físicos, única no mundo, GRES. EMBAIXADORES DA ALEGRIA que abre o desfile das campeãs na Sapucaí. Trabalho este que levou o Mestre Sala e Dançarino este ano a Inglaterra, para levar a cultura Brasileira, culminando com uma entrevista para a BBC de Londres.
  


De Lincoln por Lincoln Pereira?
Não tenho culpa se as pessoas maravilhosas gostam da minha Cia.

Qual foi o 'click' da sua arte que despertou esse talento?
O click da disciplina das marchas marciais. Acho lindo o conjunto dos movimentos sincronizados.

Qual o fato ou pessoa que teve mais influência na sua atividade com as artes?
Minha família, meus pais desde de criança, alem de escutar sempre musicais com qualidade, nosso passeios eram sempre culturais. Museus, espetáculos teatrais, circenses e cidades turísticas.



O que você gostaria de ver divulgado, do seu trabalho, nesta entrevista?
A minha multiplicidade de ações artísticas. Sou da brincadeira de rodas, ao clássico. Já tive oportunidade de utilizar o dom que recebi de Deus, das mais variadas formas. Sou pós graduado em educação artística e meu olhar para o mundo das formas, cores e texturas, faz me ver arte nas coisas mais banais. Vejo arte ate no voo dos pássaros em bandos anunciando a chuva,ou a vinda do verão, rsrsrs, nas ondas e no bale das arvores através do vento.

Qual é a principal 'mancada' no Brasil, em se tratando de incentivo ao artista? É difícil ser artista neste país?
A maior mancada e a falta de valorização e da memória brasileira. Quando fui homenageado pelo Príncipe Harry, algumas pessoas pensaram que tinha sido montagem, ou seja, morador da zona oeste, não pode ter seu trabalho reconhecido. Basta irmos ao retiro dos artistas para vermos artistas que já foram famosos, esquecidos e vivendo de recordações.



Conte um pouco sobre a sua carreira e aonde deseja chegar?
Sou carioca, sou formado em letras, pós graduado em educação artística e sindicalizado pelo ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE DANÇA DO RJ. Fundei a Escola de dança de salão em Campo Grande em 1995. E trouxe para a zona oeste o maior numero de prêmios vindo das gafieiras tradicionais do rio de Janeiro, entre elas extinta gafieira Global estudantina musical e a Gafieira ELITE. Participei com meus alunos em produções cinematográficas como o filme DESAFINADO e a minissérie AS CARIOCAS, e na novela SALVE JORGE. de Gloria Perez. Dancei para homenagear a bailarina Ana Botafogo, e montei coreografia para homenagear Maria Bethania.. entre outros.  Ha 11 anos consecutivos sou mestre sala da única escola de samba do mundo para deficientes físicos , GRES. EMBAIXADORES DA ALEGRIA e abrimos o desfile das campeãs na Sapucaí. Trabalho este que levou me este ano a Inglaterra, para levar a cultura Brasileira , culminando com uma entrevista para a BBC DE Londres.


Como o site trajetória cultural pode contribuir para 'os artistas', na sua opinião?
Ressaltando da forma como já estão fazendo os nossos artistas. Parabéns!

O que falta pra gente melhorar em forma de divulgação no site, trajetória cultural e o que você acha que precisa acrescentar?
Acho que a ideia e brilhante, tente buscar patrocínio para que possa fortalecer a ideia.
  
PÁGINA OFICIAL
https://www.facebook.com/lincoln.pereira.75


LINCOLN PEREIRA NO IDENTIDADE CULTURAL
https://www.youtube.com/watch?v=6pqRI-fq6WA

LINCOLN INTERNACIONAL
https://extra.globo.com/noticias/rio/integrantes-da-embaixadores-da-alegria-darao-aulas-de-samba-inclusao-para-ingleses-22303028.html

PAPO DE SAMBA
http://www.papodesamba.com.br/noticias/cadeirante-e-aluna-da-escola-de-mestre-sala-e-porta-bandeira/



Por Graciano Caseiro


Share:

2 comentários:

  1. PARABÉNS PARA ESSA PESSOA MARAVILHOSA!TENHO ORGULHO EM TER COMO EX PROFESSOR,HOJE GRANDE AMIGO E INSENTIVADOR DA DANÇA E DA ARTE.

    ResponderExcluir
  2. Ao Mestre Lincoln toda minha homenagem como professor, amigo e grande ser humano. Através da dança abre as portas para a valorização da arte e também do crescimento pessoal.

    ResponderExcluir

TOP 5

Recente