Graciano Caseiro Entrevista Valleska Cabral


Valleska Cabral e Suas Multifaces da Cultura Brasileira

Valleska Cabral é atriz, escritora, letrista, produtora literária, desenvolve projetos e oficinas literárias e dramatizações, natural do Rio de Janeiro, professora (SME-RJ), formada em Educação Física e Geografia.



Membro Titular do Conselho Acadêmico - Cadeira de Imortal nº 44 da Academia de Letras e Artes de Piracicaba - São Paulo
Acadêmica Imortal na Academia Luminescência Brasileira - Araraquara -SP
Muitos trabalhos de contação de histórias, recitais poéticos e dramatizações realizados em  hospitais, creches, escolas, restaurantes, praças, etc.

Valleska Cabral participou como integrante dos grupos literários, Ciranda de Pedra de Guaratiba, Falando com o Coração e Voluntários da Palavra.
Natureza; é o título do primeiro poema com o qual se faz vencedora em um concurso escolar em 1974.


Participante dos festivais de música do antigo Banco Nacional nos anos de 1984 e 1985, em ambos com textos seus musicados.
1984 - Redatora do Jornal Gente Nossa.
1985 - Menção Honrosa, recebida através da Shogun Arte Editora pelo destaque de sua poesia Fonte de Sorrisos dentre os 10.820 concorrentes inscritos no IV Concurso Raimundo Correa de Poesia.
1985 - Publicação do texto Fonte de Sorrisos na Antologia Poetas Brasileiros de Hoje
1990 - Publicou o livro de poesias Um pouco de Mim pra Vocês - (de forma independente).
2013 - Foi 1º lugar no Festival de Poesia do Rio de Janeiro, o que originou mais uma publicação na antologia denominada “Descobrindo - Antologia de novos escritores” - Ed. Vida Feliz.
2013 - Lança na Bienal do Livro do Rio de Janeiro a coletânea de poesias “Hipnose” - Ed. Perse.
2013 -  Vencedora do “Prêmio Condedine” - Pelo artigo: “Waldir Onofre - O Negro no Cinema Brasileiro”.
2013 -  Participou como escritora, da primeira edição da FLIZO - Festa Literária da Zona Oeste do RJ.
2013 -  Publicação de texto “Suplemento Dominical”, classificado na Antologia “POESIA NA ESCOLA”, promovido pela SME - Prefeitura do Rio de Janeiro.
2014 -  É homenageada no livro Personalidades do Rio de Janeiro II - Autora: Nancília Pereira
2014 - Finalista no concurso literário Escritor Marcelo de Oliveira Souza, tem seu texto “Entre Gotas”, publicado na Antologia de Poesia II Prêmio Literário “Escritor Marcelo de Oliveira Souza”.
2014 - Recebeu placa de congratulações pelos exercícios em favor da cultura, ofertado pelo MTD - Movimento Territórios Diversos.

2015 -  Homenageada com a participação na “Agenda dos Vitoriosos - 2015”.
2015 - Participou da Antologia Poética em CD - Circus Sublime Poético em homenagem ao palhaço Carequinha.
2015 - Publicação do texto Mar de Pedra na primeira antologia em formato revista intitulada Revista - Poesia Legal (Brasil/Portugal) Produzida por Gisele Sant’Anna .
2016 -  Tem classificada e publicada a poesia sua poesia “Semente da Infância”  no livro Poesias para Maria - Livro que homenageou  a cantora Maria Bethânia.
2017 -  Tem classificada e publicada a poesia sua “Meus meninos”, no livro Perdidamente vol. II (PERDIDAMENTE - Antologia de Poetas Lusófonos Contemporâneos), realizada Pastelaria Studios Editora - Portugal.
2017 – Homenageado com o Troféu Carlos Drummond de Andrade, na cidade de Itabira, por boas ações prestados em prol da cultura.
- * NO TEATRO , após quinze anos só produzindo e dirigindo, volta a atuar como atriz em 2012 tendo  participações em várias peças e sendo  indicada melhor atriz em 2015 na peça Encontrando Medeia de Flávio Oliveira  com direção de Maurício Osborne e em 2016 recebeu o prêmio de  melhor atriz  no  18 º Festeatro – RJ, pela atuação na peça “3 Mulheres” de Flávio Oliveira.
Atualmente em cartaz com a peça “O Médico a Força” – de Moliére, adaptação e direção de Rodrigo de Castro.
- É apresentadora no Canal Identidade Cultural (youtube).

De Valleska por Valleska Cabral? Quem é?
Sou uma pessoa que acredita na arte e no esporte como forma de educação, na necessidade de integração do ser humano com a natureza, reconhecendo que essa troca de energia nos dá o equilíbrio para um dia a dia de paz e realizações pautadas na generosidade. O abraço é algo fundamental!



O que a sua arte representa para o social e a cultura?
Representa muito, muito mesmo! “Minha” arte vem da observação e compreensão do ambiente em que vivo. Representar e escrever é como levar a terapia a quem nos assisti ou nos lê, é querer tocar fundo a essência de cada pessoa e com isso fazer entender que ninguém está sozinho. Por aí...

Você é a cara dos sonhos de milhares de talentos que buscam conquistar seu espaço. Como manter-se na sua arte?
Nosso país ainda não é facilitador no que diz respeito viver de arte. É uma decisão que requer muita força de vontade e determinação. Os valores são complexos, a velocidade do novo é muito grande. Contudo, o sentimento de conquistar nossos sonhos é IMENSURÁVEL.

Qual é o click dos seus sonhos? Como demonstrar aos novos talentos que vale a pena continuar com essa cultura?
Sou uma pessoa inspirada, que adora desafios. Quando surgem oportunidades eu as agarro e penso que “no máximo pode não dar certo” rs, mas tento sempre.  Nossa cultura é a base confortável para novas buscas. É a partir dela que nos fazemos existir socialmente. Isso é realização!


Você tem experimentado um sucesso enorme, que muitos artistas nem conseguem atingir. Dá pra manter os pés no chão?
Penso que minhas conquistas são resultados de minhas tentativas, inspirações e autodeterminação. Sou muito grata aos que me abrem oportunidades, possibilidades, aos que reconhecem em mim, talento. Quanto aos “pés no chão”, rs creio que a única estrada que me levará cada vez mais longe é a HUMILDADE. Essa estrada é feita de acolhimento, reconhecimento, compartilhamento, ensinamento e aprendizagem constantes.

Qual a pior parte da fama? E a melhor parte da fama?
A fama deveria ser uma característica motivacional. Prefiro usar a palavra reconhecida que famosa. Rsr
Penso que a pior parte é o sentimento de superioridade de acometem alguns e que a melhor parte é a amplitude de possibilidades para se levar a essência de nossa arte e cultura como bons exemplos na vida das pessoas.

Qual a principal "mancada" dos governantes para com a cultura? Existe incentivo para a sua arte?
Isto é um assunto muito sério. O que vemos hoje é muita troca de valores. Existe um grande desrespeito com a arte no Brasil. Grande camada de artistas são massacrados, diria mesmo marginalizados. Apesar das leis, os incentivos são na maioria das vezes inatingíveis pelos artistas que ainda não tem seu nome reconhecido.  O investimento na arte/cultura/educação deveriam ser prioridade, pois diz respeito diretamente a NAÇÂO que desejamos ser.


Qual é a área da sua arte que você se sente realizada e que mais gosta de trabalhar?
A literatura chegou primeiro em minha vida. Quando aos 11 anos venci um concurso de poesia no colégio foi a certeza que escrever seria para sempre. O teatro surgiu pouco depois, aos 14, compreendi que a união literatura/teatro eram perfeitas. Atuar e escrever me fazem me sentir plena!


Seus fãs a defendem com unhas e dentes. O que você faz para manter o contato com eles?
Digo que não tenho fãs, mas sim amigos. É fundamental para mim essa troca de carinho, vem dela muitas inspirações e motivações. A correria do dia a dia muitas vezes não nos deixa próximos, mas hoje contamos com as redes sociais, watsapp, e-mails, isso ajuda não só na divulgação dos trabalhos, mas também no recebimento de críticas e dicas.



Você tem se dedicado a cultura e o social, tem interesse em fazer outros trabalhos?
Sim. Tenho planos de dentre em breve expandir o pequeno trabalho social de faço dentro da escola onde dou aula, no qual, procuro incentivar a leitura, produção de texto e dramatização. Quero muito poder fazer essas oficinas num espaço fora da escola onde a comunidade possa ter acesso.

Qual sua dica para essa galera de jovens talentos surgindo no momento nos palcos da vida?
ESTUDAR SEMPRE, ESTUDAR MUITO! Ler, ler, ler... conhecer pensamentos, experimentar, acreditar em si e jamais esquecer que a humildade deve estar sempre a frente.
 

Como poder contactar?
watsapp (21) 971338010
https://www.facebook.com/valeskal.cabral
https://www.instagram.com?valleskacabral
https://www.youtube.com/results?search_query=valleska+cabral
https://www.recantodasletras.com.br/autores/valeskacabral
E-mail: valeskal.cabral@gmail.com



Por Graciano Caseiro



Share:

Um comentário:

TOP 5

Recente