Home »
» Medalha Ordem do Mérito Cultural Carioca recebe indicações até dia 26 de outubro
Medalha Ordem do Mérito Cultural Carioca recebe indicações até dia 26 de outubro
Para homenagear personalidades, coletivos culturais e instituições públicas ou privadas que se destacaram por contribuições relevantes à cultura da cidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está lançando a Ordem do Mérito Cultural Carioca. Composta por uma medalha e um diploma, a premiação terá como diferencial a participação popular. As indicações de nomes para receber a Ordem do Mérito poderão ser feitas por qualquer pessoa, a partir da próxima sexta, dia 5 de outubro, pela internet, no endereçoordemdomeritoculturalcarioca.rio.
A plataforma digital será a única forma de participação e receberá indicações até o dia 26 de outubro. Todas as indicações serão avaliadas por uma comissão presidida pela Secretária Municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, e formada pelo escritor e acadêmico Domício Proença Filho, a atriz Camila Amado, o produtor cultural Junior Perim e Elisabeth Manja, representante do Conselho Municipal de Cultura. A Ordem do Mérito Cultural Carioca será entregue ao agraciados no dia 9 de novembro, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Cultura.
"Esta é uma maneira de homenagear a cidade do Rio e aqueles que contribuem com sua cultura, muitas vezes de forma anônima. Queremos que os próprios cidadãos indiquem iniciativas que mantêm a cultura pulsante, que valorizam a diversidade e a inclusão, que nos deem orgulho de ser carioca", afirma Nilcemar Nogueira.
Sobre a medalha - A Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca foi criada pelo IED – Instituto Europeu de Design, por meio de um concurso interno. A imagem busca sintetizar tanto a beleza natural quanto a construída pelo homem, integrada e inseparável do ambiente. Assim, representa-se uma moldura inspirada nos Arcos da Lapa, aqueduto histórico, símbolo da vida boêmia carioca, onde a atividade cultural é pulsante. No centro da medalha, está o Pão de Açúcar, uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, uma verdadeira obra de arte da natureza. A composição equilibrada entre o Morro do Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia é complementada pelo espelho d'água da Baía de Guanabara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário